Nos últimos tempos, tem se notado um grande crescimento no número de lançamentos de filmes sobre viagem no tempo. O motivo é bem simples, filmes ambientados em viagens temporais despertam o nosso imaginário mais profundo, afinal, quem nunca pensou em viajar ao passado e ao futuro?
Existem diversos filmes do gênero nas mais variadas categorias, indo desde filmes de comédia até filmes de ficção científica. Porém, no meio de tantas opções, acaba sendo difícil escolher só um filme para assistir.
E é justamente esse o nosso papel aqui, iremos te mostrar agora quais são os melhores filmes sobre viagem no tempo que todo mundo precisa assistir um dia. Não importa se você gosta de filmes antigos ou novos, selecionamos obras cinematográficas para todos os gostos.
A Ressaca (2010)
A Ressaca é um dos filmes de comédia mais engraçados que já assisti. No filme, um grupo de amigos acaba voltando ao passado para a época que eram estudantes do colegial, obtendo uma nova chance de reescrever o passado. A Ressaca está disponível no Prime Video, e é uma das melhores opções de filmes de viagem no tempo no Amazon Prime.
Apesar do foco principal de A Ressaca ser a comédia, todo o roteiro segue uma linha séria de ficção científica, sem apelar para o irreal. A obra tem uma pegada bem parecida com Gente Grande, um grande clássico dos cinemas, porém recheado de paradoxos e plot twits que vão explodir sua mente.
Vários anos se passaram desde que Lou, Adam e Nick se formaram no colégio. Naquela época eles eram melhores amigos e sempre iam a festas juntos, mas a felicidade não dura para sempre. Nos dias atuais, nenhum deles está satisfeito com a vida.
A solução que escolheram para sair da rotina e tentar fazer alguma coisa legal, foi tirar umas férias em um resort de esqui. Porém, após beberem a noite toda dentro de uma banheira, eles foram teletransportados para 1986 na época da escola.
Idiocracia (2006)
Idiocracia também é um filme de comédia que aborda o tema de viagens temporais. Apesar de na época do lançamento ele não ter recebido tantos elogios dos críticos, Idiocracia caiu nas graças do povo, e ao passar dos anos o filme se tornou cada vez mais popular.
O filme segue a vida de Joe Bowers, um homem que foi selecionado pelos militares americanos para participar de um experimento secreto. A missão era bem simples, ser colocado em hibernação para ser reanimado depois de um tempo.
Porém, o pior aconteceu, o projeto de hibernação foi esquecido pelo governo, e Joe foi abandonado. O tempo passou e ele acorda em 2505, um futuro onde a humanidade se emburreceu. Os menos intelectuais foram os que mais se reproduziram, e graças a alienação da mídia, toda a humanidade regrediu em intelecto.
A história segue a partir daí, quando Joe chega no futuro e acaba se tornando o homem mais inteligente do planeta, mesmo sendo alguém comum em nossos dias atuais. Se você gosta de filmes antigos de viagem no tempo e com uma pegada mais de comédia, vale muito a pena assistir.
A gente se vê ontem (2010)
A gente se vê ontem é um filme sobre viagem no tempo da Netflix, produzido pelo streaming e disponibilizado em seu catálogo de filmes. O longa-metragem traz uma pegada de aventura misturada com ficção científica, criando diversos paradoxos temporais para resolver.
O filme conta a história de C.J. e Sebastian, dois melhores amigos de infância e prodígios na ciência. Certo dia, o irmão mais velho da jovem C.J. é assassinado injustamente pela polícia, o que acabou levando os dois amigos a descobrirem a viagem no tempo, tudo com a intensão de salvar o irmão dela.
Além de abordar as consequências da viagem temporal, o filme da Netflix também foca em passar uma mensagem sobre racismo. Abordando e trazendo algumas críticas sociais envolvendo o preconceito ainda existente na sociedade.
Uma coisa que me fez gostar bastante da história é o fato de que os roteiristas abordaram muito bem o tema de viagens temporais, explicando tudo de uma maneira cientificamente correta. Com certeza A gente se vê ontem é um dos melhores filmes sobre viagem no tempo disponíveis no catálogo da Netflix.
O Predestinado (2014)
O Predestinado é um filme australiano que ao passar do tempo se tornou um ícone desse gênero cinematográfico. A obra conta a história de um agente temporal do governo (Ethan Hawke), especialista em resolver crimes temporais.
Após vários anos de trabalho empenhando o papel de agente secreto exemplar, o protagonista recebeu uma última missão. Teoricamente seria uma missão bem simples, procurar um criminoso temporal, mas ele não contava que esse último inimigo seria a pessoa que em toda sua carreira ele nunca conseguiu encontrar.
O seu legado como agente temporal está em jogo, e assim se inicia a sua última jornada através dos tempos, atrás do último vilão temporal ainda atuante. O Predestinado é aquele tipo de filme que explode a sua mente. Paradoxos são criados e resolvidos o tempo todo, o filme brinca com todas as possibilidades da viagem no tempo.
Se você já assistiu Dark e gostou, então também vai gostar de assistir esse filme. As duas obras apesar de serem de um tipo de mídia diferente, tanto Dark como O Predestinado são especialistas em criar paradoxos temporais, e a história que começa como um filme de ação acaba se tornando uma história de suspense.
Loucuras na Idade Média (2001)
Loucuras na Idade Média é um filme de comédia bem no estilo Sessão da Tarde, ou seja, conta uma história divertida e é um ótimo filme para assistir em família. A obra segue a vida de Jamal Sky Walker (Martin Lawrence), um trabalhador de parque de diversões que sem querer viajou ao passado.
Certo dia, Jamal estava trabalhando no parque até que levou uma bolada na cabeça e desmaiou. Quando ele acordou já era tarde demais, o protagonista foi transportado para a Idade Média, mas ele não sabia disso.
No início ele pensou que foi parar no parque de diversões concorrente, e estava impressionado com o realismo das coisas. Porém, quando descobriu a verdade ele já não queria mais voltar, porque se apaixonou por uma serva e decidiu ficar para ajudá-la.
O filme segue a partir dessa sinopse, com Jamal se juntando a duas pessoas para derrotarem o rei maligno daquele reino. Apesar de lançado em 2001, o filme tem uma pegada bem anos 90, e com certeza é um dos melhores filmes de viagem no tempo para os anos 90.
Crimes Temporais (2007)
Crimes Temporais é um filme que tem uma pegada mais séria e um pouco diferente do normal. Ele não tenta te alegrar e fazer rir o tempo todo, muito pelo contrário, a obra traz reflexões acerta da viagem no tempo e a moral por trás de tudo isso.
O protagonista se chama Héctor (Karra Elejalde), um homem aparentemente comum que viajou no tempo de forma acidental. Porém, diferente da maioria dos filmes sobre viagem no tempo, em Crimes Temporais não existem saltos temporais ao passado ou futuro distantes. Aqui o protagonista viaja apenas para algumas horas no passado.
As consequências de uma curta viagem de poucas horas ao passado podem ser devastadoras. A história começa quando Héctor vê a vizinha sozinha no bosque e decide ir investigar. Porém, chegando lá ele encontra a mesma vizinha dessa vez desmaiada no chão.
No instante em que Héctor tenta ajudá-la, ele é golpeado por um homem desconhecido que usava trapos na cabeça. Ao tentar fugir Héctor acaba realizando uma viagem no tempo acidental, e toda a história do filme se desenrola a partir daí. Se você gosta de filmes de viagem no tempo com paradoxos para resolver, vale muito a pena assistir.
O Homem do Futuro (2011)
O Homem do Futuro com certeza é um dos melhores filmes brasileiros já criados. No filme, o ator Wagner Moura interpreta o papel de Zero, um cientista que trabalha no Sirius, o acelerador de partículas brasileiro que realmente existe na vida real.
Apesar de seguir uma vida de cientista brilhante, a vida de Zero sempre foi solitária. O cientista vivia triste pelos erros cometidos no passado, tinha poucos amigos e também vivia com problemas no trabalho, problemas que tiravam a sua paz.
Até que um dia, nas primeiras cenas do início do filme, Zero concluiu o maior trabalho de sua vida, ele inventou a máquina do tempo através do acelerador de partículas. Uma invenção que sem dúvidas poderia revolucionar a história humana.
Porém, Zero decidiu usar todo o benefício para si mesmo. Ele viajou de volta ao passado para conquistar novamente sua amada, além de resolver todos os erros do passado. Na época do lançamento O Homem do Futuro ganhou os prêmios de melhores sons e efeitos visuais do cinema brasileiro.
Donnie Darko (2001)
Donnie Darko é aquele tipo de filme que te faz revirar a cabeça por dias, ou talvez semanas, tentando compreendê-lo. A obra segue a vida de Donnie, um estudante que bem frequentemente vem tendo visões de um coelho assustador que tenta se comunicar com ele. Até que um dia o coelho aparece e lhe diz que o fim do mundo está próximo.
Desse ponto em diante muitas coisas se desenrolam na vida de Donnie, ele passa por aventuras que vão desde viagens no tempo até resolução de paradoxos temporais. O filme se encaixa nas categorias de suspense e ficção científica, e mesmo já fazendo décadas da época que foi lançado ainda é um grande sucesso.
Inicialmente Donnie não acreditou na profecia do coelho, mas só até estranhos fenômenos começarem a acontecer. O primeiro deles foi um avião que caiu na casa de Donnie e quase o matou. Por esse motivo ele decidiu dar uma chance ao coelho, e a história segue a partir daí.
O lançamento foi um sucesso tão grande que o filme rapidamente recebeu uma continuação. Se você está procurando por filmes de viagem no tempo na Amazon Prime, Donnie Darko é uma das melhores opções.
Perguntas Frequentes Sobre Viagem no Tempo (2009)
Um dos filmes de viagem no tempo mais divertidos que você poderia assistir, esse é o Perguntas Frequentes Sobre Viagem no Tempo. A obra segue a vida de um grupo de amigos que sem querer encontraram um viajante no tempo.
Como todos eles são nerds, todos sabem muito bem as consequências de uma viagem temporal mal executada. Por isso sempre que em suas viagens eles sempre tentam evitar ao máximo o contato com outras versões de si mesmos.
O problema é que o tempo todo, enquanto tentam resolver os paradoxos temporais que vão sendo criados, o grupo ainda por cima tem que investigar quem é a pessoa que está os perseguindo.
É um filme recomendado para amantes de ficção científica com comédia, com certeza vai garantir boas risadas. Perguntas Frequentes Sobre Viagem no Tempo está disponível no HBO Max, e é um dos melhores filmes da plataforma.
Efeito Borboleta (2004)
Como o próprio nome já diz, o filme fala sobre famoso efeito borboleta, uma teoria científica que afirma que caso você altere qualquer coisa no passado, uma realidade alternativa completamente diferente pode se criar.
A teoria tem esse nome, pois ela afirma que até mesmo o bater de asas de uma borboleta pode gerar um efeito do outro lado do mundo. Porque apesar da aparente aleatoriedade do universo, tudo está conectado.
Efeito Borboleta conta a história de Evan Treborn, um estudante universitário que vive tendo dores de cabeça bem fortes, acompanhadas de visões do passado. Ele pensava serem apenas sonhos, mas na realidade ele despertou o poder de viajar ao passado, podendo reviver situações que viveu na infância.
O único problema é que caso ele altere absolutamente qualquer coisa do passado, até mesmo mudar algo de lugar, toda uma nova realidade é criada no futuro. Efeito Borboleta é um dos melhores filmes sobre viagem no tempo já criados.