Fechar O Menu
  • Início
  • Celulares
  • Notícias
  • Reviews
  • Hardware
  • Internet
  • Curiosidades
  • Cultura Pop
    • Filmes
    • Séries
    • Animes
    • Mangás
    • Livros
    • Jogos
Facebook Instagram Pinterest YouTube TikTok
Facebook X (Twitter) Instagram
TecnoGeekTecnoGeek
  • Início
  • Celulares
  • Notícias
  • Reviews
  • Hardware
  • Internet
  • Curiosidades
  • Cultura Pop
    • Filmes
    • Séries
    • Animes
    • Mangás
    • Livros
    • Jogos
TecnoGeekTecnoGeek
Início » O que é LinkedIn e como funciona? Guia Completo

O que é LinkedIn e como funciona? Guia Completo

Tudo o que você precisa saber antes de usar o LinkedIn. Aprenda a se destacar na maior rede social de empregos do mundo! São dicas e informações práticas que vão facilitar o seu uso.
O LinkedIn é o melhor site para criar networking online — Foto: Reprodução

Hoje em dia o LinkedIn é uma das maiores redes sociais do mundo e possui mensalmente 850 milhões de acessos, o site é todo voltado ao mercado de trabalho.

Assim, se tornando a fonte mais poderosa para buscar novas oportunidades ou então para o desenvolvimento de carreiras. Mas você sabe o que é o LinkedIn e como ele se tornou a melhor opção para você crescer profissionalmente?

Para sanar suas dúvidas o TecnoGeek preparou um guia completo sobre o LinkedIn, mostrando suas funcionalidades e vantagens, para você poder se adequar no mundo virtual profissional.

Índice ocultar
O que é LinkedIn?
Como usar o LinkedIn?
Dicas para ter um bom perfil e se destacar
Como funciona o LinkedIn?
Freelancers na rede social
O que significa LinkedIn?
Como fazer o LinkedIn de empresa

O que é LinkedIn?

O LinkedIn é uma ferramenta de networking usada por profissionais do mercado de trabalho e também por empresas de diversos ramos para publicar vagas de emprego e encontrar candidatos adequados.
Além disso, também usado por trabalhadores que desejam iniciar sua vida profissional ou que desejam desenvolver suas carreiras encontrando vagas de emprego nas suas respectivas áreas de atuação.
O LinkedIn possui feed de notícias onde usuários podem compartilhar conquistas profissionais. De mesmo modo também é muito usado por empresas para divulgar suas atividades, fechar parcerias e etc.

O que as pessoas fazem no LinkedIn?

É possível utilizar o LinkedIn através de seu aplicativo para celular — Foto: Reprodução
O LinkedIn é usado para atividades relacionadas ao ambiente profissional. No menu “vagas” o usuário pode ter acesso às vagas recomendadas pela plataforma.
A vasta lista de funcionalidades do LinkedIn tem como objetivo iniciar o usuário no mercado de trabalho. Para facilitar essa tarefa, a rede busca conectar colegas de trabalho, colegas de estudos e profissionais que atuam nas mesmas áreas.
Como já dito antes, a plataforma conta com um feed de notícias que permite aos usuários compartilharem seu desempenho e conquistas profissionais. Assim, eles podem demonstrar o domínio em suas respectivas áreas e atrair o interesse das empresas.

Procurar emprego

Ao criar um perfil no LinkedIn é importante destacar suas habilidades, formações acadêmicas, experiências profissionais e tudo o que possa ser relevante. Logo depois, coloque sua área de atuação em que tem preferência.

A plataforma irá mostrar apenas vagas no ramo de atuação que você escolheu. Em seguida, explore as vagas que se encaixam melhor no seu perfil e se caso decidir se candidatar siga as informações fornecidas pela página da vaga.

Criar networking

Para criar um networking no LinkedIn certifique-se que seu perfil esteja completo e atualizado. Crie uma rede de contatos ampla se conectando com colegas de trabalho, parceiros de estudos e profissionais que você conhece.

Se junte a grupos na sua área de atuação, compartilhe ideias, faças perguntas e respostas. Além disso, se conecte e envie mensagens para aqueles que apresentam ter conhecimento no ramo em que você atua.

E por fim, curta e comente publicações relevantes de sua área. Desse modo aumentará a sua visibilidade na plataforma.

Fechar parcerias

Se você deseja fechar parceiras através do LinkedIn, primeiramente saiba realmente o que realmente procura, tenha clareza dos seus objetivos e planeje para que seja mutuamente benéfico a ambas as partes.

Evite mensagens genéricas e procure uma abordagem estratégica e cuidadosa, compartilhe também informações e recursos úteis e ofereça assistência sempre que possível. Assim, você aumentará a confiança e o interesse de um parceiro em potencial.

Apresentar portfólio

No seu perfil no LinkedIn adicione links para projetos, artigos e apresentações feitos por você, inclua também documentos profissionais que possam agregar valor a seu portfólio.
Utilize a opção de postagens de publicações para postar projetos nos quais você já trabalhou, conquistas e habilidades profissionais relevantes. Isso pode ser crucial para chamar atenção de recrutadores.

Investir no personal branding

O LinkedIn também pode ser utilizado para promover sua marca pessoal, comece colocando uma foto de perfil profissional e amigável que transmita confiança.
Use textos descritivos sobre você que se destacam, pois, é uma das primeiras coisas que as pessoas veem. Escreva um resumo que destaque sua paixão pela sua marca e destaque suas conquistas, realizações e visão profissional.
Isso chamará atenção de empresas e profissionais que trabalham no mesmo ramo.

LinkedIn é pago?

O LinkedIn é o melhor site para criar networking online — Foto: Reprodução
A plataforma do LinkedIn oferece uma versão gratuita e uma versão paga com algumas funcionalidades a mais, chamada LinkedIn Premium.
Não é necessário assinar o LinkedIn Premium para usar a principais funcionalidades como criar um perfil completo, fazer publicações, se conectar com colegas e procurar vagas de empregos.
Porém, a versão premium funciona por meio de assinaturas pagas de diferentes valores, e conta com alguns benefícios a mais.

LinkedIn Premium vale a pena?

A decisão de fazer uma assinatura premium do LinkedIn depende muito do seu objetivo com a rede social. Aqui estão algumas funcionalidades que o LinkedIn Premium oferece:
  1. E-Mail: permite que você envie mensagens para usuários fora da sua rede de contatos.
  2. Saiba quem visualizou seu perfil: essa funcionalidade permite que você saiba quem visitou seu perfil nos últimos 90 dias.
  3. Acesso a cursos: no LinkedIn Premium existem alguns cursos profissionalizantes que ajudam desenvolvimento profissional.
  4. Pesquisa avançada: essa funcionalidade pode ser valiosa se você faz muitas pesquisas para recrutamento, networking ou pesquisas de mercado.
  5. Destaque do perfil: o LinkedIn Premium ajuda seu perfil a obter mais destaque que os demais, por exemplo, ao se candidatar para uma vaga.
  6. Acessos em suas vagas: ele ajuda as empresas a saberem quais usuários visitaram suas páginas de vagas de emprego.

Como usar o LinkedIn?

Caso tenha interesse de usar a rede, você pode baixar o aplicativo LinkedIn ou usar o website LinkedIn. No entanto, as duas opções tem as mesmas funcionalidades, porém se você quiser utilizar a plataforma pelo celular é mais recomendável que use pelo aplicativo do que pelo site versão mobile.
Comece criando um perfil completo, adicione foto e capa profissional, complete seu perfil com experiência profissional e formações acadêmicas, escreva um resumo sobre você e destaque suas competências e habilidades.
Em seguida, você pode procurar emprego entrando no menu “vagas” e “pesquisar vagas” coloque a área de atuação do seu interesse e explore a vasta quantidades de vagas. Além disso, você pode filtrar as vagas por localidade, setor, cargo, nível de experiência, etc.

Como escolher a foto para o LinkedIn

A escolha da foto para seu perfil no LinkedIn é bem importante, ela que irá transmitir sua primeira impressão.
Escolha uma foto que transmita profissionalismo, use roupas adequadas para sua área de atuação e utilize uma expressão facial amigável e confiante.
Certifique-se que seu rosto esteja claro e bem visível, use um fundo neutro para evitar distrações, olhe direto para câmera e encaixe bem a foto no formato circular de perfil do LinkedIn.
Além disso, é importante manter a foto sempre atualizada com o passar do tempo, e evite selfies e fotos em espelhos, elas não casam uma boa impressão.

Como colocar no currículo

No LinkedIn não há necessidade de incluir seu currículo como documento. Em vez disso, em seu perfil você irá encontrar espaços para destacar suas experiências, habilidades, qualificações e seu objetivo profissional.
O seu perfil funciona da mesma forma de um currículo, então preencha as informações de forma completa e o mantenha sempre atualizado com o passar do tempo. Isso fará com que seu perfil tenha um destaque maior para um recrutador.

Qual a diferença entre currículo e LinkedIn?

O LinkedIn e o currículo são ferramentas utilizadas na busca por um emprego e na construção de uma vida profissional, mas existem diferenças entre eles.
Geralmente o currículo tem um formato fixo com uma ou duas páginas, e tem uma personalização limitada já que se trata de um documento formal com o foco de destacar seu objetivo, experiências, habilidades e competências profissionais.
O LinkedIn também serve como um currículo online porém com formato mais dinâmico, permitindo uma personalização mais amigável. Sempre com o foco de destacar seus objetivos, experiências, habilidades e competências profissionais.
Portanto, como o LinkedIn permite que você adicione fotos, vídeos ou links para projetos que mostrem uma visão mais ampla das suas habilidades, dependendo da sua área de atuação ele acaba sendo muito melhor do que um currículo.

Dicas para ter um bom perfil e se destacar

Se você quer se destacar é importante aprender a usar o LinkedIn — Foto: Reprodução

Ter um perfil de destaque no LinkedIn não é tão simples quanto parece, essa tarefa exige atenção e atualizações constates para a construção de uma marca pessoal forte. Então aqui estão algumas dicas para ter um perfil de destaque:

  • Foto de perfil e capa: utilize uma foto profissional com um sorriso suave e amigável, isso vai transmitir uma impressão positiva.
  • Resumo: escreva um resumo de sua história profissional, destaque conquistas, objetivos e realizações.
  • Experiência profissional: descreva suas experiências de trabalho, coloque apenas funções e responsabilidades que você realizava.
  • Habilidades: liste habilidades relevantes da sua área de atuação. Isso ajuda na busca das empresas por um profissional adequado.
  • Seção de Projetos: utilize a seção de projetos para colocar links e mídias de projetos nos quais você já trabalhou.
  • Publicações: publique conteúdos úteis de sua área de atuação para promover discursos e atrair atenção para seu perfil.

Crie um bom resumo

Um bom resumo é essencial para promover seu objetivo, habilidades e competências. Destaque em seu resumo todas as suas responsabilidades ao longo de sua carreira, e o quanto é apaixonado e dedicado a sua área de atuação.

Relate desafios que você já obteve e como conseguiu resolvê-los, conte também os resultados positivos que você já obteve em seu trabalho. Escreva sobre seu histórico comprovado de realizações e contribuições a sua equipe.

Além disso, fale como você é fora do ambiente de trabalho, seus interesses como literatura ou filmes, esportes ou outro tipo de atividade física, isso dirá muito sobre sua personalidade.

Em seguida, conte qual seu objetivo e quais áreas de atuação você tem interesse.

Preencha todas as seções possíveis

Não se esqueça de preencher todas as seções de forma completa e manter elas constantemente atualizadas a medida que sua carreira evolui.
Um perfil completo além de destacar suas informações, também aumenta a visibilidade para recrutadores. Preencha todas as seções sem exceção, essa prática é recomendada para criar um perfil evolvente.
Como já listadas antes, preencha as seções: textos sobre você, resumo, experiência, formação acadêmica, habilidades, idiomas e links externos.

Crie uma URL personalizada

Para criar uma URL personalizada no LinkedIn você deve seguir alguns passos, tanto se está usando o aplicativo no smartphone ou se está usando o site do LinkedIn:

  1. Abra seu aplicativo LinkedIn ou acesse o website LinkedIn pelo navegador.
  2. Clique em sua foto de perfil na página inicial para acessar seu perfil. Em ambos acessos.
  3. No seu perfil, clique no botão “editar público” ao lado da sua foto de capa ou “editar perfil” se estiver pelo celular.
  4. No lado direito da página, você verá a seção “Editar seu URL pública”. Pelo celular role para baixo até encontrar a opção “editar seu perfil público”
  5. Na janela pop-up, você verá um campo onde pode personalizar seu URL. Insira seu nome ou uma variação dele. Em ambos acessos.
  6. O LinkedIn verificará se a URL que você escolheu está disponível. Se já estiver sendo usada experimente variações até encontrar uma única.
  7. Após escolher uma URL única, clique no botão “Salvar” ou “Salvar alterações”.

Publique conteúdo

Assim como outras redes sociais o LinkedIn também conta com um feed de publicações. Porém, tome cuidado com os tipos de publicações, como já dito antes o LinkedIn é uma rede social profissional então suas publicações devem refletir seus interesses profissionais.

Essa pode ser uma das formas de atrair atenção de recrutadores ou colegas de profissão para seu perfil.

Compartilhe nessas publicações todas as conquistas profissionais, conclusões de projetos, prêmios ou reconhecimentos, assim você estará promovendo sua marca pessoal.

Como funciona o LinkedIn?

Aprenda como funciona cada detalhe do LinkedIn — Foto: Reprodução
O LinkedIn funciona da mesma maneira que outras redes sociais, mas seu foco está em conteúdos profissionais. Também é usada por empresas para divulgar vagas de empregos e encontrar novos colaboradores. Essas são algumas funcionalidades do LinkedIn:

Perfil

Os profissionais podem criar um perfil que funciona de maneira semelhante a um currículo, mas com funcionalidades a mais. Nesses perfis os usuários colocam informações como experiência profissional, acadêmica, habilidades e certificações, etc.

Conexões

Existem 2 tipos de conexões no LinkedIn a de 1º e a de 2º grau, elas se referem ao grau de proximidade que você tem com os outros usuários.
  1. Conexões de 1º Grau:
    • Esses são usuários que você se conectou ou se conhecerem pela plataforma. Você consegue ver atualizações dos perfis um do outro e trocar mensagens diretamente.
  2. Conexões de 2º Grau:
    • São as conexões dos seus contatos de 1º grau. Porém, elas não estão conectadas diretamente com você e só pode ver partes limitadas do seu perfil. Além disso, vocês só conseguem enviar mensagens um ao outro se as configurações de privacidade permitirem.

Feed

O feed de publicações do LinkedIn exibe postagens de seus amigos da plataforma, postagens de conteúdos profissionais, conquistas ou dúvidas. No feed os usuários podem interagir por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Páginas

Empresas de diversas áreas podem criar páginas no LinkedIn e compartilhar informações sobre a empresa, oportunidades de emprego e visitarem perfis de possíveis candidatos.

Grupos

Existem diversos grupos no LinkedIn, eles podem reunir colegas que trabalham na mesma empresa, colegas de estudo, ou então profissionais do mesmo ramo de atuação. Esses grupos ajudam no crescimento da sua rede de contatos, ajudam a compartilhar conhecimento e aumentam seu networking.

Freelancers na rede social

O LinkedIn também é uma excelente plataforma para o trabalho de Freelancers, porque oferece recursos que ajudam a se conectar com clientes para encontrar oportunidades de trabalho.

Ele também mostra vagas disponíveis para freelancers nas mais diversas áreas, basta você entrar na aba de “vagas” e pesquisar por “vagas de freelancers”.

O que significa LinkedIn?

O significado de “LinkedIn” é uma combinação de duas palavras, “link” que significa ligação ou conexão e “in” que é usado para indicar “dentro” ou “em”.

A palavra pode ser entendida como “conexão dentro” ou “ligação profissional”. É um nome interessante, porque a rede é usada para esse mesmo fim, conectar trabalhadores e empresas.

Como fazer o LinkedIn de empresa

Criar uma conta para sua empresa no LinkedIn é maneira de conseguir visibilidade, fazer conexões com parceiros e atrair profissionais de confiança. Caso queira criar uma página para sua empresa aqui estão alguns passos básicos:

  1. Para criar a página de sua empresa primeiro você precisa criar uma conta pessoal.
  2. Caso já tenha criado uma conta pessoal, ache a opção “Página da Empresa” no menu.
  3. Escolha a opção que melhor se adaptar à sua empresa “Pequenas Empresas” ou “Médias e Grandes Empresas”.
  4. Insira as informações da empresa como o nome da empresa, o setor, localização, uma boa descrição, informações de contato, etc.
  5. Faça upload do logotipo de sua marca e dê uma imagem de capa relevante para tornar a página mais visualmente atraente.
  6. Comece a publicar conteúdo relevante. Isso inclui atualizações sobre produtos, conquistas da empresa, notícias do setor, etc.

Mantenha-se sempre ativo no LinkedIn, compartilhe conteúdo regularmente e interaja com os seguidores respondendo comentários e críticas produtivas.

Caso esteja interessado, visite a página do TecnoGeek no LinkedIn.

Aplicativos Sites
Se gostou compartilhe! Facebook WhatsApp Twitter Pinterest Telegram Reddit LinkedIn Tumblr E-mail
Igor Pedra
  • Instagram
  • LinkedIn

Apaixonado por tecnologia desde pequeno quando vi um computador pela primeira vez, a partir daí me tornei um ávido frequentador das lan houses. Comecei a criar conteúdo para a internet na adolescência há mais de 10 anos, e criei o TecnoGeek para falar sobre tecnologia e o mundo geek.

Artigos Relacionados

Os Melhores Sites para Assistir Futebol Ao Vivo (Grátis e Pago)

Os 10 Melhores Sites para Assistir Animes Online Gratuitamente

10 Aplicativos para Assistir Filmes e Séries Grátis no Android

Pesquisar no site
Veja Também
Galaxy S25 é o 1º flagship com atualizações em segundo plano
Melhor Celular do Mundo 2024: Ranking completo de cada marca
7.3
Review Galaxy A35: prós e contras, preço e ficha técnica
Os 25 melhores Filmes de Marvel da Todos os Tempos!
Os 25 melhores Filmes de Advogados de todos os tempos
Os 37 melhores Filmes de Ação de todos os tempos
Facebook Instagram YouTube Pinterest TikTok Telegram LinkedIn
  • Início
  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Anuncie
  • Transparência
TecnoGeek © 2022 - 2025 / Todos os Direitos Reservados

Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.