Hoje em dia o LinkedIn é uma das maiores redes sociais do mundo e possui mensalmente 850 milhões de acessos, o site é todo voltado ao mercado de trabalho.
Assim, se tornando a fonte mais poderosa para buscar novas oportunidades ou então para o desenvolvimento de carreiras. Mas você sabe o que é o LinkedIn e como ele se tornou a melhor opção para você crescer profissionalmente?
Para sanar suas dúvidas o TecnoGeek preparou um guia completo sobre o LinkedIn, mostrando suas funcionalidades e vantagens, para você poder se adequar no mundo virtual profissional.
O que é LinkedIn?
O que as pessoas fazem no LinkedIn?
Procurar emprego
Ao criar um perfil no LinkedIn é importante destacar suas habilidades, formações acadêmicas, experiências profissionais e tudo o que possa ser relevante. Logo depois, coloque sua área de atuação em que tem preferência.
A plataforma irá mostrar apenas vagas no ramo de atuação que você escolheu. Em seguida, explore as vagas que se encaixam melhor no seu perfil e se caso decidir se candidatar siga as informações fornecidas pela página da vaga.
Criar networking
Para criar um networking no LinkedIn certifique-se que seu perfil esteja completo e atualizado. Crie uma rede de contatos ampla se conectando com colegas de trabalho, parceiros de estudos e profissionais que você conhece.
Se junte a grupos na sua área de atuação, compartilhe ideias, faças perguntas e respostas. Além disso, se conecte e envie mensagens para aqueles que apresentam ter conhecimento no ramo em que você atua.
E por fim, curta e comente publicações relevantes de sua área. Desse modo aumentará a sua visibilidade na plataforma.
Fechar parcerias
Se você deseja fechar parceiras através do LinkedIn, primeiramente saiba realmente o que realmente procura, tenha clareza dos seus objetivos e planeje para que seja mutuamente benéfico a ambas as partes.
Evite mensagens genéricas e procure uma abordagem estratégica e cuidadosa, compartilhe também informações e recursos úteis e ofereça assistência sempre que possível. Assim, você aumentará a confiança e o interesse de um parceiro em potencial.
Apresentar portfólio
Investir no personal branding
LinkedIn é pago?
LinkedIn Premium vale a pena?
- E-Mail: permite que você envie mensagens para usuários fora da sua rede de contatos.
- Saiba quem visualizou seu perfil: essa funcionalidade permite que você saiba quem visitou seu perfil nos últimos 90 dias.
- Acesso a cursos: no LinkedIn Premium existem alguns cursos profissionalizantes que ajudam desenvolvimento profissional.
- Pesquisa avançada: essa funcionalidade pode ser valiosa se você faz muitas pesquisas para recrutamento, networking ou pesquisas de mercado.
- Destaque do perfil: o LinkedIn Premium ajuda seu perfil a obter mais destaque que os demais, por exemplo, ao se candidatar para uma vaga.
- Acessos em suas vagas: ele ajuda as empresas a saberem quais usuários visitaram suas páginas de vagas de emprego.
Como usar o LinkedIn?
Como escolher a foto para o LinkedIn
Como colocar no currículo
Qual a diferença entre currículo e LinkedIn?
Dicas para ter um bom perfil e se destacar
Ter um perfil de destaque no LinkedIn não é tão simples quanto parece, essa tarefa exige atenção e atualizações constates para a construção de uma marca pessoal forte. Então aqui estão algumas dicas para ter um perfil de destaque:
- Foto de perfil e capa: utilize uma foto profissional com um sorriso suave e amigável, isso vai transmitir uma impressão positiva.
- Resumo: escreva um resumo de sua história profissional, destaque conquistas, objetivos e realizações.
- Experiência profissional: descreva suas experiências de trabalho, coloque apenas funções e responsabilidades que você realizava.
- Habilidades: liste habilidades relevantes da sua área de atuação. Isso ajuda na busca das empresas por um profissional adequado.
- Seção de Projetos: utilize a seção de projetos para colocar links e mídias de projetos nos quais você já trabalhou.
- Publicações: publique conteúdos úteis de sua área de atuação para promover discursos e atrair atenção para seu perfil.
Crie um bom resumo
Um bom resumo é essencial para promover seu objetivo, habilidades e competências. Destaque em seu resumo todas as suas responsabilidades ao longo de sua carreira, e o quanto é apaixonado e dedicado a sua área de atuação.
Relate desafios que você já obteve e como conseguiu resolvê-los, conte também os resultados positivos que você já obteve em seu trabalho. Escreva sobre seu histórico comprovado de realizações e contribuições a sua equipe.
Além disso, fale como você é fora do ambiente de trabalho, seus interesses como literatura ou filmes, esportes ou outro tipo de atividade física, isso dirá muito sobre sua personalidade.
Em seguida, conte qual seu objetivo e quais áreas de atuação você tem interesse.
Preencha todas as seções possíveis
Crie uma URL personalizada
Para criar uma URL personalizada no LinkedIn você deve seguir alguns passos, tanto se está usando o aplicativo no smartphone ou se está usando o site do LinkedIn:
- Abra seu aplicativo LinkedIn ou acesse o website LinkedIn pelo navegador.
- Clique em sua foto de perfil na página inicial para acessar seu perfil. Em ambos acessos.
- No seu perfil, clique no botão “editar público” ao lado da sua foto de capa ou “editar perfil” se estiver pelo celular.
- No lado direito da página, você verá a seção “Editar seu URL pública”. Pelo celular role para baixo até encontrar a opção “editar seu perfil público”
- Na janela pop-up, você verá um campo onde pode personalizar seu URL. Insira seu nome ou uma variação dele. Em ambos acessos.
- O LinkedIn verificará se a URL que você escolheu está disponível. Se já estiver sendo usada experimente variações até encontrar uma única.
- Após escolher uma URL única, clique no botão “Salvar” ou “Salvar alterações”.
Publique conteúdo
Assim como outras redes sociais o LinkedIn também conta com um feed de publicações. Porém, tome cuidado com os tipos de publicações, como já dito antes o LinkedIn é uma rede social profissional então suas publicações devem refletir seus interesses profissionais.
Essa pode ser uma das formas de atrair atenção de recrutadores ou colegas de profissão para seu perfil.
Compartilhe nessas publicações todas as conquistas profissionais, conclusões de projetos, prêmios ou reconhecimentos, assim você estará promovendo sua marca pessoal.
Como funciona o LinkedIn?
Perfil
Os profissionais podem criar um perfil que funciona de maneira semelhante a um currículo, mas com funcionalidades a mais. Nesses perfis os usuários colocam informações como experiência profissional, acadêmica, habilidades e certificações, etc.
Conexões
- Conexões de 1º Grau:
- Esses são usuários que você se conectou ou se conhecerem pela plataforma. Você consegue ver atualizações dos perfis um do outro e trocar mensagens diretamente.
- Conexões de 2º Grau:
- São as conexões dos seus contatos de 1º grau. Porém, elas não estão conectadas diretamente com você e só pode ver partes limitadas do seu perfil. Além disso, vocês só conseguem enviar mensagens um ao outro se as configurações de privacidade permitirem.
Feed
O feed de publicações do LinkedIn exibe postagens de seus amigos da plataforma, postagens de conteúdos profissionais, conquistas ou dúvidas. No feed os usuários podem interagir por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos.
Páginas
Empresas de diversas áreas podem criar páginas no LinkedIn e compartilhar informações sobre a empresa, oportunidades de emprego e visitarem perfis de possíveis candidatos.
Grupos
Existem diversos grupos no LinkedIn, eles podem reunir colegas que trabalham na mesma empresa, colegas de estudo, ou então profissionais do mesmo ramo de atuação. Esses grupos ajudam no crescimento da sua rede de contatos, ajudam a compartilhar conhecimento e aumentam seu networking.
O LinkedIn também é uma excelente plataforma para o trabalho de Freelancers, porque oferece recursos que ajudam a se conectar com clientes para encontrar oportunidades de trabalho.
Ele também mostra vagas disponíveis para freelancers nas mais diversas áreas, basta você entrar na aba de “vagas” e pesquisar por “vagas de freelancers”.
O que significa LinkedIn?
O significado de “LinkedIn” é uma combinação de duas palavras, “link” que significa ligação ou conexão e “in” que é usado para indicar “dentro” ou “em”.
A palavra pode ser entendida como “conexão dentro” ou “ligação profissional”. É um nome interessante, porque a rede é usada para esse mesmo fim, conectar trabalhadores e empresas.
Como fazer o LinkedIn de empresa
Criar uma conta para sua empresa no LinkedIn é maneira de conseguir visibilidade, fazer conexões com parceiros e atrair profissionais de confiança. Caso queira criar uma página para sua empresa aqui estão alguns passos básicos:
- Para criar a página de sua empresa primeiro você precisa criar uma conta pessoal.
- Caso já tenha criado uma conta pessoal, ache a opção “Página da Empresa” no menu.
- Escolha a opção que melhor se adaptar à sua empresa “Pequenas Empresas” ou “Médias e Grandes Empresas”.
- Insira as informações da empresa como o nome da empresa, o setor, localização, uma boa descrição, informações de contato, etc.
- Faça upload do logotipo de sua marca e dê uma imagem de capa relevante para tornar a página mais visualmente atraente.
- Comece a publicar conteúdo relevante. Isso inclui atualizações sobre produtos, conquistas da empresa, notícias do setor, etc.
Mantenha-se sempre ativo no LinkedIn, compartilhe conteúdo regularmente e interaja com os seguidores respondendo comentários e críticas produtivas.
Caso esteja interessado, visite a página do TecnoGeek no LinkedIn.