O Chile é um dos destinos mais populares da América do Sul, e o motivo disso é bem simples. Esse imenso país esconde vários dos melhores pontos turísticos da América Latina.
Podemos citar, por exemplo as paisagens dignas de sonhos, os seus parques nacionais de beleza inigualável, e também as suas metrópoles modernas e movimentadas. Tudo isso sem falar também da fascinante história do país, há muito pra se fazer no Chile.
Neste guia turístico, iremos te mostrar os melhores lugares pra se visitar no Chile, venha com a gente e mergulhe na beleza chilena, a beleza de um país localizado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes.
Independente da rota de viagens e do ponto turístico do Chile que você escolher, nossos especialistas irão te ajudar a planejar a melhor viagem de sua vida.
Quais os melhores pontos turísticos do Chile?
O Chile é um país com vários pontos turísticos, eles vão desde lugares quentes pra visitar no verão até lugares frios o ano todo, é um país multifacetado. Pensando nisso, resolvemos criar esta lista pra te ajudar. Estes são os melhores pontos turísticos do Chile.
10. Santiago
A capital do Chile é Santiago, uma imensa metrópole perfeita pra começar a sua jornada. A cidade possui belos espaços verdes, inúmeros museus, grandes mercados e também uma arquitetura que vai desde o estilo europeu até a arquitetura moderna.
Do Palácio de La Moneda ao impressionante Cerro San Cristóbal, passando pelo animado bairro boêmio de Bellavista até o Museu Nacional de Arte, você não ficará entediado em Santiago. Muitas pessoas consideram a capital como uma das cidades mais pacíficas pra se morar no continente.
Santiago é a capital do país desde 1541, quando a cidade foi fundada por Pedro de Valdivia, um colonizador espanhol que tem seu nome marcado em vários locais da cidade. Ao andar pelas ruas da capital você possivelmente verá inúmeras estátuas desse personagem histórico.
Se você não tem muito tempo pra conhecer todos os pontos turísticos da capital do Chile, recomendamos que se hospede perto do centro histórico da cidade, pois lá existem diversas atrações turísticas pra se visitar em um curto período de tempo.
O que fazer em Santiago do Chile?
- Experimentar a culinária local
- Esquiar nas estações de ski da região
- Visitar os museus históricos
- Conhecer as vinícolas da cidade
9. Valparaíso
Valparaíso é uma cidade chilena conhece pelas casas coloridas em cima de penhascos e também pelas enormes colinas à vista no horizonte. Todos os anos centenas de turistas brasileiros viajam até a cidade, um dos lugares mais bonitos do Chile.
Essa grande e colorida cidade portuária é considerada por muitos a capital cultural do Chile, inclusive Valparaíso está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. De uma coisa todos temos que concordar, as fachadas coloridas das casas nas colinas da cidade, a vista espetacular do Oceano Pacífico e também a animada cena artística cria uma atmosfera extraordinária.
Recomendamos um passeio pelos vários becos da cidade, assim verá o trabalho dos grafites e também poderá conhecer os bares e restaurantes típicos da região. E pra quem gosta de praias, a menos de 10 km de Valparaíso existem diversas praias pra você passear.
A vida boêmia e a atividade artística local sem sombra de dúvidas é o que torna a cidade tão conhecida pelo mundo afora. Valparaíso recebe anualmente muitos estrangeiros, pintores, poetas, músicos, escritos, todos motivados pela cultura local.
O que fazer em Valparaíso do Chile?
- Apreciar a paisagem nas colinas da cidade
- Conhecer a vida noturna dos boêmios
- Visitar os elevadores funiculares
- Visita a Casa La Sebastiana
8. Parque Nacional Torres del Paine
No Parque Nacional Torres del Paine existem como pano de fundo, diversas cordilheiras realmente impressionantes, um local de uma natureza ainda intocada. Ambiente esse sendo muito utilizado por turistas e locais como ponto pra caminhadas, trilhas e passeio em meio a natureza.
Dentre os pontos mais visitados podemos citar, por exemplo o gigante Glaciar Grey, os lagos de água cristalina, as florestas intocadas e as diversas cachoeiras. Além é claro dos enormes picos de granito da famosa cordilheira del Paine.
Pra aqueles amantes da natureza, o parque ainda abriga uma fauna, flora e biodiversidade única que merece ser apreciada. Enfim, se você gosta de passear na natureza o Parque Nacional Torres del Paine é um dos melhores pontos turísticos do Chile. Recomendamos que viaje na primavera, pois as paisagens descongelam e se tornam mais visíveis.
A região onde o parque está localizado é conhecida como Patagônia, uma das regiões mais lindas de toda a América do Sul. Além deste existem outros parques ecológicos pra se visitar na Patagônia, alguns deles no lado chileno e outros no lado da Argentina.
O que fazer no Parque Nacional Torres del Paine?
- Visitar os picos Cuernos del Paine
- Nadar nas águas cristalinas
- Ver os animais exóticos
- Caminhar por trilhas
7. Lago General Carrera
Localizado na região sul do país, o Lado General Carrera é um dos melhores pontos turísticos do Chile. Os motivos do local ser uma das melhores coisas pra se fazer no Chile são vários, podemos citar desde a natureza intocada até os lagos azuis e cristalinos.
Entretanto, a região não é visitada apenas por apreciadores da natureza, muitos vão ao local pra praticar esportes como pesca, canoagem e até mesmo caminhadas ao ar livre. Talvez o melhor ponto de um passeio no Lado General Carrera seja a visita às grutas de mármore. Tais cavidades rochosas brancas e azuis foram se formando do zero durante seis mil anos, até chegar no atual formato surpreendente.
As paredes da caverna possuem carbonato de cálcio em sua composição, o que cria uma combinação de cores únicas em contraste com o lindo lago azul. Sem sombra de dúvidas é um dos pontos turísticos mais bonitos do Chile.
Agora uma curiosidade interessante que muitos não sabem, o lago pertence também à Argentina e você pode visitar o lugar estando em qualquer um dos dois países da Patagônia. E como nós brasileiros não estamos acostumados com neve, será um passeio inesquecível.
O que fazer no Lago General Carrera
- Canoagem nas águas azuis
- Caminhadas ao ar livre
- Praticar esportes na neve
- Conhecer as enormes cavernas do local
6. Ilha Grande de Chiloé
Localizada na região sul do Chile, a Ilha Grande de Chiloé é simplesmente espetacular. Dentre os locais que fazem de Chiloé uma experiência de viagem inesquecível, podemos citar por exemplo as coloridas palafitas de Castro, a flora e fauna fascinantes e também as igrejas coloniais de madeira, tudo muito bem preservado pela administração local.
Uma das atrações turísticas que mais atraem visitantes são o passeio pra observar os pinguins, as baleias e os golfinhos. Além disso, algumas pessoas também optam por passeios a cavalo, de bicicleta e até de caiaque, tudo pra apreciar a vista dos arredores de Chiloé.
Se você é uma pessoa que gosta de visitar monumentos históricos, a Isla de Chiloé possui diversas igrejas tombadas como patrimônio mundial pela Unesco. A arquitetura clássica desses locais vem sendo estudada e apreciada por visitantes.
Contudo, vale lembrar que a Ilha de Chiloé é um território gigantesco, ou seja, é composta por várias cidades em seu interior. Apesar de a cultura da ilha ser muito parecida em todos os locais, pontos turísticos dos mais diversos tipos podem ser encontrados, vale a pena conhecer.
O que fazer na Ilha Grande de Chiloé?
- Ver os pinguins, pássaros e golfinhos
- Nadar ou passear de caiaque
- Tour pelas igrejas chilotas
- Conhecer a feira artesanal de Dalcahue
5. San Pedro de Atacama
Localizada na famosa Cordilheira dos Andes, San Pedro de Atacama é uma pequena cidade turística que vale muito a pena visitar. O lugar oferece paisagens notáveis e inúmeras atividades pra se fazer.
O Deserto do Atacama é conhecido como o deserto mais seco do mundo, muito mais seco que o Deserto do Saara. Portanto, como fica localizada muito próxima ao Deserto do Atacama, anualmente a cidade de San Pedro de Atacama recebe milhares de visitantes prontos pra explorar a região.
Gosta de esportes? Se sim, não deixe de visitar as dunas que centas de pessoas usam pra praticar sandboard, você não vai se arrepender. Porém, se a sua vibe é conhecer os animais, recomendamos que visite as lagoas da cidade pra ver os lindos flamingos cor-de-rosa que ali habitam.
Recomendamos também que visite o maravilhoso Valle de la Luna, um enorme vale localizado bem no meio do Deserto do Atacama e que possui paisagens simplesmente espetaculares. Aproveite e faça uma visita guiada aos vulcões do Atacama.
O que fazer em San Pedro de Atacama?
- Tour pelo Deserto do Atacama
- Apreciar as paisagens do Valle de la Luna
- Nadar nas lagoas cristalinas
- Visitar as lagoas com flamingos cor-de-rosa
4. Punta Arenas
Puntas Arenas é uma cidade localizada no extremo sul do Chile, na região conhecida como Patagônia. A temperatura da água na cidade é frio o ano inteiro, e uma de suas principais características é que Punta Arenas neva no inverno.
Para aqueles que gostam de atividades ao ar livre, Puntas arenas é um ponto turístico sensacional pra se visitar no Chile. Na cidade os visitantes podem praticar canoagem, ciclismo, mergulho, cavalgadas, e até mesmo esquiar na neve. Contudo, se você por acaso for ao Chile com mais tempo, não deixe de visitar também a famosa Isla Magdalena.
A Isla Magdalena é uma pequena ilha próxima à cidade de Punta Arenas, uma de suas características são os pinguins e uma fauna marinha espetacular. Além disso, recomendamos também um passeio de balsa, pois você pode ser sortudo e ver golfinhos e baleias em seus habitats naturais.
Existem também inúmeros museus e pontos históricos espalhados pela cidade. Um dos memoriais mais famosos é o memorial da Praça Muñoz Gamero, feito em homenagem a Fernão de Magalhães, um famoso navegador português que foi o primeiro homem a dar uma volta ao mundo.
O que fazer em Punta Arenas?
- Passeio de balsa pra observar a vida marinha
- Esquiar na neve que cai em algumas épocas
- Experimentar a culinária local
- Praticar algum esporte na neve
3. Parque Nacional Pumalín
Localizado no interior da região dos lagos chilenos, o famoso Parque Nacional Pumalin é um dos pontos turísticos mais visitados do Chile. Todos os anos, milhares de pessoas vão até essa enorme reserva natural, uma linda paisagem de picos nevados, lagos gigantes e paisagens únicas.
Existem várias coisas pra se fazer no Parque Nacional Pumalín, como por exemplo explorar o parque com um caiaque, andar de bicliceta, a cavalo ou até mesmo fazer trilhas na floresta.
Além disso, recomendamos que observe sem pressa todas as espécies de aves locais, além de suas imensas árvores mais antigas do mundo. Muitas pessoas consideram o Parque Nacional Pumalín como um dos lugares mais bonitos da América do Sul.
Na região dos lagos chilenos uma das atrações turísticas mais famosas é a pesca com mosca. Se você não conhece, esse é aquele estilo de pescar no qual o pescador utiliza insetos na ponta da linha, no qual ele segura sobre a superfície do lago. O turismo na região é bastante movimentado nesse sentido, o visitante pode pescar com mosca.
O que fazer no Parque Nacional Pumalín?
- Pescar com mosca
- Navegar de caiaque pelo parque
- Ver as árvores mais antigas do mundo
- Acampar em meio a bela paisagem
2. Região de Los Lagos
Quando o assunto é como viajar pro Chile sem gastar muito dinheiro, um dos lugares mais baratos pra se viajar no Chile é região de Los Lagos. Sendo banhada pelo oceano pacífico e fazendo divisa com a Argentina, esse ponto turístico é uma das melhores opções.
O motivo de ser barato de viajar pra região de Los Lagos é a economia do Chile nessa região, pois lá tudo é muito mais barato se comparado a regiões próximas da capital. Portanto, não deixe de colocar os Lagos Andinos como um possível ponto turístico pra se visitar.
Viajar pelos lagos andinos de barco é uma das experiências mais marcantes que alguém poderia ter, tudo pela beleza local. O lago Llanquihue por exemplo é um terceiro maior lago do mundo, a viagem pode demorar horas e você verá paisagens únicas.
Porém, é extremamente importante você saber como planejar corretamente a sua viagem ao Chile, já que nos Lagos Andinos neva muito no inverno. Pra quem quer curtir a neve tudo bem, mas se o que quer é caminhar ou acampar no local, recomendamos que vá na primavera.
O que fazer na região dos Lagos Andinos?
- Esquiar na neve no inverno
- Passear de barco na primavera
- Acampar e apreciar a natureza local
- Explorar as cidades e povoados da região
1. Ilha de Páscoa
Quando o assunto é os lugares mais bonitos pra viajar no Chile, todo mundo lembra da Ilha de Páscoa. Localizada no meio do Oceano Pacífico, a ilha segue até hoje cheia de lendas e mistérios a seu respeito.
A ilha é dona de paisagens exuberantes e uma cultura ainda viva até os dias atuais. Talvez o que você mais conhece de lá sejam as estátuas Moai, construídas por uma civilização antiga e muito misteriosa. Até os dias atuais não se sabe ao certo toda a história por trás dos Moais.
Porém, não só de Moai é feito o turismo chileno, existem diversas opções de atrações turísticas na Ilha de Páscoa. Podemos citar o passeio nas colinas onduladas, no Parque Nacional Rapa Nui e também nas vistas espetaculares da famosa praia de Anakena.
Recomendamos que explore a ilha em caminhadas, pra poder aprecisar a paisagem e também conhecer a história e cultura desse lugar místico. Se você gosta de história e mistérios, a Ilha de Páscoa é um dos melhores pontos turísticos pra viajar no Chile.
O que fazer na Ilha de Páscoa?
- Conhecer as famosas estátuas Moai
- Nadar nas águas da praia de Anakena
- Explorar e conhecer a história local
- Experimentar a culinária chilena
Vale a pena viajar para o Chile?
Sim, vale muito a pena viajar para o Chile. O motivo é bem simples, além de ser um dos lugares mais bonitos do mundo, para brasileiros não é necessário visto pra viajar ao Chile na duração máxima de 90 dias.
Além disso, vale lembrar que o Chile é falante de espanhol, ou seja, para nós brasileiros que falamos português a comunicação é fácil com a maioria dos chilenos, mesmo que você não seja fluente em espanhol. Sem falar também que chilenos e brasileiros sempre mantiveram ótimas relações ao longo de toda a história de seus países.
Qual a melhor época para ir ao Chile?
A melhor época para ir ao Chile depende da sua motivação de visitar o país. Se você quer ver a neve, a melhor época de visitar o país é no inverno, pois neva muito nessa época do ano. Porém, se o que você quer é conhecer a cultura e o local mais a fundo, recomendamos que vá ao verão.
É importante que em qualquer viagem que você faça, mesmo se for ao Chile ou não, sempre esteja preparado pra tudo o que possa acontecer. Afinal de contas, durante a viagem de turismo estamos nos divertindo em terras desconhecidas, isso é muito legal, mas é importante pesquisar e ter um bom guia de viagens para te ajudar. Nosso blog é feito pra ajudar as pessoas a viajarem com segurança.