Você sabe o que e vírus? Já teve algum problema do tipo? Bem, não estamos falando de infecções ou doenças mas sim de vírus no seu celular. Você deve estar se perguntando: “Como meu celular pode pegar um vírus?”.
Abrir links desconhecidos ou baixar aplicativos suspeitos pode fazer com que seu celular seja contaminado pela grande variedade de vírus existentes para smartphones. Por isso que se você perceber seu aparelho lento e travando muito, ou descarregando rápido e aparecendo propaganda do nada, fique atento.
Esses problemas podem ser um sinal de que há um malware instalado no seu dispositivo, ele pode prejudicar o desempenho e comprometer a sua privacidade na internet.
O que é um vírus?
Um vírus de celular, também conhecido como malware, é software malicioso usado para entrar no seu smartphone de forma maliciosa para os mais variados fins.
Seu dispositivo pode ser infectado por esses vírus de diferentes maneiras, seja por aplicativos baixados em sites não confiáveis, links desconhecidos recebidos por e-mails, mensagens, sites suspeitos, entre outros.
Um vírus de celular tem diferentes formas de agir, ele pode fazer coisas que vão desde o roubo de informações pessoais, dados bancários e cartões de crédito. Além disso, alguns malwares podem até mesmo danificar todo o sistema operacional, tornando o celular inutilizável.
Como saber se o celular tem vírus?
Alguns sinais podem indicar que o seu celular está infectado com vírus, eles são:
- Muita propaganda e publicidade fora de aplicativos. Alguns tipos de vírus no celular são conhecidos como adware, eles são especializados em colocar anúncios falsos para enganar a vítima.
- Celular descarregando muito rápido. Devido ao uso de dados pelo vírus o celular pode aumentar o consumo de bateria.
- Celular abrindo ou fechando aplicativos sozinho. Se o seu aparelho desligar ou reiniciar de forma inesperada sem nenhum comando executado, fique atento pois também é um sinal.
- Dispositivo muito mais lento que oi normal. A lentidão é um sintoma clássico de celulares infectados com vírus.
- Aplicativos desconhecidos. Se você notar a presença de Apps que não conhece ou não autorizou o download, desinstale-os imediatamente.
Entretanto, para verificar se ele realmente está com algum malware, e de quebra ainda eliminar o vírus do celular, é bom usar algum aplicativo de proteção confivável. Eles ajudam a escancear o dispositivo atrás de qualquer tipo de ameaça.
Como o vírus entra no celular?
Os vírus entram no celular de diversas maneiras. Eles se aproveitam da interação e da ingenuidade do usuário em relação à internet. Umas das formas mais conhecidas é o download de aplicativos em fontes não oficiais.
Uma outra maneira do vírus entrar no celular é quando os usuários clicam em links desconhecidos enviados por mensagens de texto nas redes sociais. Assim, os usuários são encaminhados para sites maliciosos que instalam malwares no celular automaticamente.
Meu celular pode ser infectado por um site?
Sim, o seu celular pode ser infectado por sites maliciosos, os sites infectados são projetados para detectar falhas no sistema operacional. As formas de ataque podem variar, mas em geral os vírus procuram por falhas na segurança no seu software para baixar APK’s infectados.
Essa forma de contaminação é conhecida por “exploit”, e acontece especialmente quando o sistema operacional não está devidamente atualizado. Isso acontece de forma automática, sem a percepção e a interação do usuário.
Por isso evite entrar em links desconhecidos ou entrar em sites suspeitos, assim você nunca será infectado através dessa maneira.
Quais são os principais vírus de celular?
Dentro das principais ameaças de vírus, cada uma foi projetada para explorar uma vulnerabilidade diferente. Um bom exemplo é o malware bancário, que é utilizado para roubar dados bancários como senhas de bancos e de cartões de crédito.
Existe também um tipo de vírus repassado por mensagens de texto conhecido como phishing. Ele engana os usuários fazendo com que entrem em links. Aqui vai mais alguns exemplos de vírus de celular:
- Spyware: esse é um vírus de espionagem, utilizado para monitorar as atividades do dispositivo para roubar informações e repassar a terceiros.
- Trojan: esse é um vírus que se disfarça e tenta se passar por um aplicativo legítimo e inofensivo. No entanto, ele pode causa todo tipo de problema. O nome Trojan se deriva da mitologia grega “cavalo de troia”.
- Exploit: esse tipo de vírus já usa técnicas para entrar em um aplicativo analisando as vulnerabilidades e as falhas de segurança do mesmo. São geralmente usados em ataques cibernéticos para comprometer a integridade dos dados.
- Phishing: esse é o mais comum de todos, é uma estratégia que utiliza táticas de engenharia social para que o usuário clique em algum link. Esses links levam as vítimas a sites que se parecem legítimos mas fazem com que as vítimas insiram dados pessoais.
- Adware: esse vírus é comum e muito fácil de remover, ele exibe anúncios intrusivos em formato de pop-ups e banners, consegue até mesmo alterar a página inicial do seu navegador.
Quais são os riscos de ter vírus no celular?
A presença de vírus no celular é um risco grave para sua privacidade e segurança. Os dispositivos Android são mais vulneráveis a vírus porque permitem o download de aplicativos que não são encontrados na Google Play, os chamados “APK“.
Esse malwares podem conceder a um hacker o controle total do sistema operacional, permitindo o monitoramento de tudo o que você faz no celular.
Outro risco é o prejuízo financeiro já que existem vírus capazes de coletar informações bancárias, um bom exemplo é o tão temido ransomware. Um ransomware torna todos os seus arquivos inacessíveis, e a partir daí ele começa a cobrar dinheiro para liberar seus documentos.
Além disso, alguns malwares ainda podem se propagar para outros dispositivos a sua rede através de conexões como wi-fi, bluetooth, etc. Por isso que é muito importante não se conectar a qualquer rede de wi-fi aleatória.
Como evitar pegar vírus no celular?
Para evitar pegar de vírus no seu celular é importante adotar algumas práticas de segurança:
- Nunca clique em links suspeitos e nunca entre em sites desconhecidos. Tenha certeza de que a fonte que você está acessando é confiável.
- Nunca baixe aplicativos em lojas não oficiais. Sempre opte pelas lojas oficiais de cada sistema operacional, como a Google Play Store para Android e a App Store para iOS.
Além disso, mantenha o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados. As atualizações corrigem falhas de segurança e o dispositivo fica muito mais eficiente contra malwares. Porém, além das boas práticas também é importante adotar o uso de um bom antivírus.
O que fazer para tirar o vírus do celular?
Este é o passo a passar que você deve seguir para tirar o vírus do celular Android e também de um iPhone:
- O primeiro passo para deletar o vírus do celular é instalar um software de antivírus confiável e atualizado para fazer uma varredura. Alguns exemplos são o ESET, o AVG e também o Avast.
- Em seguida, a próxima etapa é verificar quais são e desinstalar todos aplicativos suspeitos e desconhecidos. Afinal, um vírus como o Trojan pode se disfarçar de aplicativos legítimos.
- Por fim, se o problema persistir o próximo passo é formatar o celular aos padrões de fábrica.
- Antes de tudo faça um backup dos dados importantes para que mais tarde você possa recuperar suas informações após a formatação.
Como remover vírus no iPhone
Fazer uma limpeza de vírus no iOS é uma tarefa mais simples do que você imagina. Basta restaurar o iPhone aos padrões de fábrica usando o iTunes ou o Finder no computador.
Se você não quiser resetar o celular, também é possível remover vírus no iPhone sem formatar:
- Primeiro atualize o sistema iOS e os aplicativos da App Store para a última versão. Dessa forma todas as correções de segurança serão aplicadas.
- Em seguida, para remover aplicativos baixados em fontes não confiáveis aperte e segure o ícone do aplicativo e assim que vibrar aperte no “X” para confirmar a desinstalação.
Como remover vírus no Samsung
Você vai aprender agora a como tirar vírus do Samsung, é uma tarefa muito simples. Remover vírus de um Android requer medidas especificas para garantir a segurança e um bom desempenho.
Siga esse passo a passo e você vai conseguir tirar o vírus do celular sem precisar formatar:
- Primeiramente, instale um programa de proteção antivírus na Google Play.
- Logo após a instalação faça um escaneamento completo do sistema e elimine as possíveis ameaças detectadas.
- Em seguida, verifique se existem aplicativos desconhecidos ou baixados por sites não confiáveis instalados no dispositivo.
- Desinstale qualquer aplicativo suspeito ou que você não lembra de ter instalado.
- E por fim, atualize o sistema operacional e todos os aplicativos para que recebam todos os patches de segurança existentes.
Se caso as suspeitas persistirem, será necessário formatar o celular. É importante que antes de autorizar a formatação você faça um backup dos seus dados mais importantes, já que após a formatação todos os dados no aparelho serão perdidos.
Para formatar o seu celular Samsung faça o seguinte:
- Acesse as “Configurações” no seu dispositivo.
- Role para baixo até achar a opção “Sistema” ou “Configurações adicionais”.
- Logo após, selecione “Restaurar” ou “Restaurar padrão de fabrica”.
- Em seguida, escolha “Redefinir todas as configurações” ou uma opção semelhante.
- Insira sua senha ou PIN, conforme solicitado.
Qual é o melhor aplicativo para tirar vírus do celular?
-
Avast Antivírus para Android e iPhone
O Avast Antivírus já é extremamente popular entre os usuários de Windows, mas poucas pessoam sabem que ele também possui uma versão para celulares. Além disso, o aplicativo é totalmente gratuito e conta com proteção contra sites suspeitos, phishing, recursos antifurto, detecção de redes de wi-fi seguras e muito mais. -
AVG Antivírus e Segurança
O AVG Antivírus e Segurança é desenvolvido pela AVG Technologies, uma das maiores empresas de segurança cibernética do mundo. Do mesmo modo que o Avast ele também conta com todas aquelas funcionalidades, e seu diferencial é o firewall super potente que é capaz de levantar. -
ESET Mobile Security Antivírus
O ESET Mobile Security é um aplicativo de antivírus gratuito para celulares desenvolvido pela ESET. Ele é capaz de fazer a limpeza de dados, verificação para deletar vírus do celular, é compatível com iOS e possui todas as funcionalidades dos outros antivírus citados.